Além de disputarem o Troféu Vitória em diversas categorias e pelo terceiro ano consecutivo, os filmes selecionados para o 24º Festival de Cinema de Vitória (FCV) poderão ser contempladas com o Prêmio Canal Brasil de Curtas – reconhecimento dado a produções exibidas nos principais festivais de cinema do país. O curta premiado será exibido na grade de programação do Canal Brasil e receberá o Troféu Canal Brasil, além de R$15 mil sob a forma de Contrato de Licenciamento. As inscrições de filmes para o Festival são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 23 de junho através do endereço www.festivaldevitoria.com.br/24fcv/inscricao .

 

Criado em 1998, o Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo incentivar a produção, a exibição e a divulgação de curtas-metragens. Desde 2006, os filmes vencedores concorrem ainda ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil reais também sob a forma de Contato de Licenciamento .

 

As produções que conquistaram o Prêmio Canal Brasil de Curtas nas edições anteriores do Festival de Cinema de Vitória foram: “Eu Queria ser Arrebatada, Amordaçada e, nas Minhas Costas, Tatuada”, de Andy Malafaia (2015/ imagem acima) e “Som Guia”, de Felipe Rocha (2016).

 

Para Lucia Caus, diretora geral do FCV, essa premiação é uma forma de reconhecer o Festival enquanto importante janela para o curta-metragem: “o Festival de Cinema de Vitória, tradicionalmente, é um espaço que prestigia a exibição de curtas. Para os realizadores, o Prêmio Canal Brasil é um excelente incentivo para a carreira dos filmes após passarem pelo circuito de festivais e mostras”.