Curadoria - 24º Festival de Cinema de Vitória

Curadoria

7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e
4ª Mostra de Animação – Sessão Especial Petrobras

Rodrigo Fonseca | Foto: Divulgação

Rodrigo Fonseca – Crítico de cinema titular do blog P de Pop do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do site Omelete, é roteirista da TV Globo em projetos de ficção e lá participa como mediador em eventos de desenvolvimento artístico. Cobriu festivais internacionais como os de Cannes, Berlim e Doha, no Qatar. Foi o curador do Cine PE – Festival de Cinema de Pernambuco, em 2015 e 2016. Autor dos livros de ensaio/ reportagem “Meu Compadre Cinema – Sonhos, Saudades e Sucessos de Nelson Pereira dos Santos” (2005) e “Cinco Mais Cinco – Os Melhores Filmes em Bilheteria e Crítica” (2007), com Carlos Diegues e Luiz Carlos Merten. Publicou ainda o romance “Como Era Triste a Chinesa de Godard” (2011).

 

 

21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e
6ª Mostra Foco Capixaba

André Dib | Foto: Divulgação

André Dib – É jornalista, pesquisador, curador e crítico de cinema, com mais de uma década de experiência em festivais brasileiros e estrangeiros. Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostras e festivais de cinema. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine 2013-17) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC 2014-16). Tem textos publicados em diversos jornais, revistas, sites e catálogos, além do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” e “100 Documentários Essenciais”, organizados pela Abraccine. Seu trabalho está reunido em www.andredib.wordpress.com.

 

 

 

7ª Mostra Quatro Estações, 6º Mostra Outros Olhares e 4ª Mostra Corsária

 

Erly Vieira Jr | Foto: Divulgação

Erly Vieira Jr – É cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e dos programas de pós-graduação em Artes (PPGA) e Comunicação (POSCOM), da Ufes. Desde 2000, realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros “Marcus Vinícius – A Presença do Mundo em Mim” (2016), “Plano Geral – Panorama Histórico do Cinema e Vídeo no Espírito Santo” (2015) e “Realismo Sensório no Cinema Contemporâneo” (no prelo).

 

Cocuradores:

Luana Cabral – É graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense (PPGCine UFF). Codirigiu os documentários “Os Segredos que a Cal Esconde” (2015) e “203” (2016).

Gustavo Guilherme – É escritor, roteirista, curador, graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e integrante do Núcleo de Estudos em Curadoria no projeto de extensão Baile (Ufes) desde 2016.

Waldir Segundo – É graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e integrante do Núcleo de Estudos de Curadoria do Baile – Ufes. É pesquisador vinculado ao Ghostec – Ufes, com ênfase no cinema de horror.

 

2ª Mostra Mulheres no Cinema

Sáskia Sá | Foto: Divulgação

Saskia Sá – É roteirista e diretora de curtas, longa e de séries. É realizadora dos curtas-metragens de ficção “Mundo Cão”, “A Fuga”, “Vento Sul” e “Exílio”, e do documentário “Moda e Vestuário Capixaba”. Está em processo de montagem do seu próximo documentário, “Rio das Lágrimas Secas”. É empresária na Horizonte Líquido, onde desenvolve seus projetos de audiovisual como mostras, eventos, filmes e séries. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, é professora universitária e cine-educadora em oficinas de formação. Atua ainda como cineclubista, com sessões mensais de exibição nas Feministas de Quinta, além de ser a produtora responsável pela 1ª Mostra de Cinema Feministas de Quinta.

 

Cocuradoras:

Bárbara Ribeiro Silva – Bacharel em Cinema e Audiovisual, surrealista independente – “Ana Vega” (2013) e “Pisadeira” (2016) – e documentarista – “Entre Rocks e Ruínas” (2014) e “Água Viva” (2017). Cineclubista ativa, atualmente gerencia sessões cineclubistas quinzenais no Asilo de Vitória.

Hegli Lotério – Desenvolve pesquisa sobre a representação da mulher negra no audiovisual brasileiro contemporâneo. Dirigiu o documentário “Anchieta – Nossa História” (2014) e foi assistente de direção no web documentário “Velcro” (Natália Gottardo, 2017). É idealizadora do Cineclube Teresa de Benguela (2017).

 

18º Festivalzinho de Cinema de Vitória

Rosemeri Barbosa | Foto: Divulgação

Rosemeri Barbosa – Colaboradora voluntária do Festival de Cinema de Vitória desde 1998, já participou de vários projetos, como Estúdio Aberto Anima Mundi, Festival de Jovens Realizadores do Mercosul, Cine Itinerante e Projeto Animação. Interessada em projetos de cinema de Animação, desde 2004 vem atuando na coordenação e produção do Festivalzinho de Cinema de Vitória, assumindo a curadoria do evento em 2011.

 

 

 

 

 

1ª Mostra Nacional de Videoclipes

Luiz Eduardo Neves | Foto: Divulgação

Luiz Eduardo Neves – Jornalista, publicitário e produtor cultural. É idealizador da Mostra Cine Rap e do site Panela Audiovisual. Dirigiu o curta “No Olho da Rua”, documentário sobre a cultura capixaba lançado em 2008. Ainda produziu e dirigiu os videoclipes “Oito Ventos” (2015), “Ritmo e Poesia” (2014) e “Mais Loko” (2012). Este último é premiado pelo Festival Curta Santos 2012 e pela VIII Mostra Produção Independente da ABD/ES.

 

 

2ª Mostra Cinema e Negritude

Charlene Bicalho | Foto: Divulgação

Charlene Bicalho – Mestra em Administração, ingressou no universo cinematográfico em 2012, local em que reflete seu posicionamento enquanto mulher negra dentro da sociedade brasileira. Dirigiu a websérie documentária “Raiz Forte”, que circulou em cineclubes, seminários, faculdades, espaços de cultura e mostras de cinema no país e no exterior. De 2014 a 2015, junto com uma equipe de mulheres negras, dirigiu a websérie “Mulheres de Raiz Forte”. Em 2015 dirigiu e atuou na videoperformance “Margens de Ti”, exposta no Museu de Arte do Espírito Santo. Em 2017, colaborou com a produção audiovisual da exposição “Imanência”. Atualmente é diretora do Raiz Forte Espaço de Criação e diretora do Teatro Carlos Gomes.

 

 

Leonardo Vais | Foto: Divulgação

Leonardo Vais – Jornalista com foco na área cultural. Codirigiu, em parceria com Mayara Mello, o documentário “Do Outro Lado do Arco-Íris”. Foi produtor e entrevistador do programa “Bitola”, da TV Faesa, sobre a produção audiovisual do Espírito Santo e brasileira. Editou o livro “Marcus Vinicius: A Presença do Mundo em Mim”, de Erly Vieira Jr., e foi supervisor editorial dos livros “Memórias de Alfabetização” e “A Criança Mágica”, de Lilian Menenguci. Trabalhou no jornal online Folha Vitória e no Portal Sou ES e, atualmente, é assessor de comunicação da Secretaria de Cultura de Vitória.

 

 

 

Maria Helena Elpídio Abreu | Foto: Divulgação

Maria Helena Elpídio Abreu – Doutora em Serviço Social, é docente do Departamento de Serviço Social e Programa de Pós Graduação em Política Social (UFES). Membro dos grupos de pesquisa Interfaces (Ufes) e Centro de Estudos Octavio Ianni (UERJ). É também militante feminista e pesquisadora da área da questão urbana e ativista da questão racial e das religiões de matriz africana. Atual presidente nacional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).