A Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada pelo pesquisador e jornalista especializado em cinema André Dib, já está colocando o bloco na rua. As aulas começaram na segunda e vão até sexta-feira (15), como parte da programação do 24º Festival de Cinema de Vitória. Os estudantes estão tendo a oportunidade de colocar o aprendizado da oficina em prática.

 

A partir das obras exibidas no festival, são realizados exercícios escritos e orais, nos quais os alunos aprendem a utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Os textos produzidos a partir dos filmes serão publicados no blog  www.oficinadecritica.wordpress.com. A ideia é que essa ferramenta se torne um registro crítico do Festival de Cinema de Vitória. Ao final, um dos textos será escolhido para ser publicado no Caderno Pensar, do Jornal A Gazeta, no próximo dia 23 de setembro.

 

Os filmes “HIC”, de Alexandre Buck, e “(C)elas”, de Gabriela Santos Alves, exibidos na mostra Foco Capixaba, foram os primeiros a serem analisados pelos alunos. Eles também vão produzir resenhas e publicar textos sobre outras mostras do 24º Festival de Cinema de Vitória até o fim da semana.

 

Durante as aulas, também será formado um júri de sete pessoas que irá eleger o Melhor Filme entre as produções exibidas nas mostras do festival. O nome do filme escolhido pela Oficina de Crítica será entregue no próximo sábado (16), a partir das 21h, durante a cerimônia de premiação.

 

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontece entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.