Nesta terça-feira (12), a 6ª Mostra Corsária começou a exibir filmes que apostam na experimentação de linguagem como forma de expansão artística do cinema. Uma das janelas de exibição de curtas-metragens do 24º Festival de Cinema de Vitória, a mostra tem sessão às 16h no Teatro Carlos Gomes também na quarta-feira (13). Neste ano, 17 filmes participam da disputa pelo Troféu Vitória. A entrada é franca.

 

Obras de oito Estados integram a mostra: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná e Goiás.  Inspirada no filme “Alma Corsária”, de Carlos Reichenbach (1945-2012), a Mostra Corsária exibe filmes que buscam evidenciar as influências do diretor na nova geração de cineastas brasileiros. As produções em competição serão avaliadas por um júri composto por três profissionais da cadeia produtiva audiovisual brasileira.

 

A curadoria ficou a cargo do professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr., com cocuradoria de Gustavo Guilherme, Luana Cabral e Waldir Segundo, integrantes do projeto de extensão “Baile”. “Cinema é, antes de tudo, linguagem – esse mistério que precede as fórmulas engessadas da indústria, as normas estabelecidas pelas leis da perspectiva e da composição, o discurso publicitário do leitmotiv abobado das grandes produções, o gesto mecânico, os métodos, as previsíveis reviravoltas de roteiro, o vício pela imagem ruidosamente inóspita”, comenta Gustavo Guilherme.

 

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.

24º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
De 11 a 16 de setembro
Teatro Carlos Gomes
Entrada gratuita

6ª MOSTRA CORSÁRIA
Dias 12 e 13 de setembro, a partir das 16h