O Festival

O 23º Festival de Cinema de Vitória apresentará, de 14 a 19 de novembro de 2016, uma programação diversificada e gratuita com as mais recentes realizações do cinema brasileiro nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação, além de atividades de formação para todos os públicos na cidade de Vitória (ES). As exibições do Festival serão sediadas no Teatro Carlos Gomes, no Centro,  no Cine Metrópolis e no Prédio de Multimeios (Bob Esponja)/Ufes, em Goiabeiras, e no Hotel Senac Ilha do Boi.


Integram o Festival, as seguintes atividades: 20ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens; 6ª Mostra Competitiva de Longas-metragens; 5ª Mostra Foco Capixaba; 5ª Mostra Corsária; 6ª Mostra Quatro Estações; 17º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 3ª Mostra de Animação; 3ª Mostra Outros Olhares; Mostra Mulheres no Cinema; Mostra Cinema e Negritude; Mostra Petrobras 100 Anos do Cinema Brasileiro de Animação; Viradão Novo Cinema de Horror; Oficinas; Debates e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público; e Lançamentos de DVDs, livros e outras publicações. Este ano o Festival rende homenagem atriz Dira Paes, ao ator e bailarino Markus Konká e ao diretor de filmes de animação Otto Guerra.


Ao final da programação, o Festival de Cinema de Vitória premia as melhores produções que concorrem nas suas mostras. Ao todo, na cerimônia de encerramento do Festival, serão distribuídos cerca de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas e prêmios adicionais. A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.


O Festival de Cinema de Vitória pretende contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, o fortalecimento dos profissionais capixabas e a democratização do acesso da população aos bens culturais. Ao longo desses vinte e três anos, o Festival também estimula a formação de um público consumidor de cultura crítico e diverso. O evento é realizado pela Galpão Produções em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).


A 23ª edição do Festival Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta. São apoiadores a Caixa Econômica Federal, a ArcelorMittal Tubarão, a Companhia Espírito-Santense de Abastecimento (Cesan) e o Governo do Estado do Espírito Santo. O evento ainda conta com o apoio cultural do Instituto Sincades e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e com o apoio institucional da Mistika, da DOT, da Cinecolor, do Canal Brasil e da Universidade Federal do Espírito Santo.