A criançada já estava eufórica antes mesmo da sessão começar. Mas quando as luzes do Cine Metrópolis se apagaram só restavam olhos atentos ao telão. O 17º Festivalzinho de Cinema de Vitória estreou na manhã desta quarta-feira com a sala lotada de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane Rodrigues dos Santos, localizada na Ilha das Caieiras, em Vitória-ES. Segundo a direção da escola, mais de 240 crianças participaram da sessão na manhã de hoje, que teve reprise para os alunos do turno vespertino, às 14 horas.


A diretora da escola, Sandra Aparecida Texeira, comentou sobre a alegria das crianças em participarem do Festivalzinho: “Muitos alunos nunca vieram ao cinema, então essa é uma oportunidade para que eles conheçam um pouco dessa arte. Hoje, apesar do cinema ser um meio de lazer, não é acessível a todos. Além disso, os alunos sempre voltam contentes para a escola e ainda temos a oportunidade de trabalhar sobre os filmes em sala de aula”.

fv-festivalzinho_gustavo-louzada-21

Foto: Gustavo Louzada

Ainda segundo a diretora, muitos alunos acompanham o Festivalzinho há anos e são fãs dos filmes. É o caso da Nathalya Laureano, de 13 anos. Este é o sétimo Festivalzinho que ela participa. “O que mais me chama atenção é a criatividade dos filmes. Sempre tem algum que me marca”.


Já Maycon Leandro Shultz (foto ao lado), de 9 anos, conheceu pela primeira vez a sala de cinema. “Foi muito legal. Quero ir mais!”, enfatizou o aluno que também votou no filme predileto da mostra.

A sessão exibiu dez curtas-metragens nacionais: “A Menina e Fada de Luz”, de Alan Nóbrega; “A Orelha de Van Gogh”, de Thiago Franco; “Fantasmo”, de Mateus Loner; “H2Obby”, de Flávia Trevisan; “Hora do Lanchêêê”, de Claudia Mattos; “Insustentarte”, de Thiago Ottoni; “O Projeto do Meu Pai”, de Rosaria; “O Menino e a Caixa Misteriosa”, de Leonardo Maximiano e Andrieli Torres; “Travesseiros”, de Almir Correia e “A Culpa é do Neymar”, de João Ademir – exibido fora de competição.


O filme mais votado leva o Troféu Vitória – Júri Popular, no próximo sábado, 19 de novembro. O 17º Festivalzinho de Cinema de Vitória acontece até a próxima sexta-feira (18), no Cine Metrópolis, na Ufes, com sessões às 9 e às 14 horas. Sempre com entrada franca.