Mostras

19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Com quase duas décadas de existência, a Mostra Competitiva Nacional de Curtas é o espaço mais tradicional do Festival de Cinema de Vitória. Nesta seção, é exibido um panorama da produção curta-metragista nacional e conta com filmes de diversos gêneros vindos de todas as regiões do Brasil. As produções escolhidas para a 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem a premiações em cerca de 10 categorias, além de serem contempladas por prêmios extras concedidos por apoiadores do Festival de Cinema de Vitória.


5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

O 22º Festival de Cinema de Vitória exibirá um panorama da atual produção nacional de longa-metragem na quinta edição da Mostra Competitiva Nacional de Longas. Esta seção do Festival busca garantir uma diversidade de produções e coloca em disputa documentários e ficções de diferentes estados brasileiros. Na Mostra de Longas são apresentadas várias vertentes do cinema produzido no Brasil por meio de  filmes de relevância artística e de amplo diálogo com a realidade do público. As produções selecionadas serão analisadas por um júri especializado e concorrerão a premiações em diversas categorias.


4ª Mostra Corsária

Inspirada no filme Alma Corsária, de Carlos Reichenbach (1945-2012), a Mostra Corsária chega à sua 4ª edição. Os curtas dessa mostra buscam evidenciar as influências do diretor na nova geração de cineastas brasileiros, são filmes que apostam na experimentação de linguagem como forma de expansão artística do cinema. A Mostra Corsária apresenta um misto de autores já experientes que realizam filmes mais arriscados e de novos realizadores, o que gera um retrato bastante fiel e amplo do estado de invenção do cinema brasileiro da atualidade.


16º Festivalzinho de Cinema

O Festival de Cinema de Vitória também tem espaço para o público infanto-juvenil. O 16ª Festivalzinho de Cinema vai exibir nos dias 14, 15 e 16 de setembro, uma programação voltada para os pequenos espectadores com curtas-metragens variados. O público do Festivalzinho de Cinema são estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana da Grande Vitória que assistem às exibições por meio de pré-agendamentos com a produção do Festival. Em 2015, serão atendidos de 1.800 alunos, aumentando o contato desse público espectador com a linguagem cinematográfica e contribuindo com a formação de plateias. O filme mais votado pelo público do Festivalzinho de Cinema leva um troféu do Júri Popular e será reexibido na próxima edição do Festival de Cinema de Vitória.


5ª Mostra Quatro Estações

As múltiplas expressões do gênero e da sexualidade humana têm espaço garantido na tela do Festival de Cinema de Vitória. Caminhando para sua 5ª edição, a Mostra Quatro Estações busca mostrar as várias formas com que o cinema nacional aborda as questões da diversidade sexual e promove mais um espaço de liberdade para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Entre as temáticas presentes nesta seção do Festival estão a descoberta da sexualidade, as dúvidas e os medos desses desejos, ainda clandestinos recorrentes no curta-metragem até pouco tempo atrás, acabam preteridos em nome da dimensão pública deste desejo. O vencedor da Mostra Quatro Estações levará o Troféu Marlene na noite de encerramento do Festival de Cinema de Vitória.


4ª Mostra Foco Capixaba

Valorizando o cinema feito no Espírito Santo, o 22º Festival de Cinema de Vitória apresentará, em sua noite de abertura, a 4ª Mostra Foco Capixaba. Esta sessão competitiva traz um panorama com a recente produção cinematográfica capixaba que mostram a diversidade narrativa e de modos de produção do audiovisual local. Os filmes da Mostra Foco Capixaba são avaliados por um júri técnico composto por profissionais da cadeia produtiva audiovisual brasileira.


2ª Mostra de Animação

Os filmes de animação produzidas recentemente têm uma janela específica no 22º Festival de Cinema de Vitória. A 2ª Mostra de Animação consolida a presença desse gênero de filmes na programação do Festival de Cinema de Vitória e exibirá um panorama das temáticas e das técnicas usadas do cinema animado brasileiro realizado no Brasil atualmente. As produções exibidas na 2ª Mostra de Animação concorrem ao prêmio de Melhor Filme definido pelo júri popular.


2ª Mostra Outros Olhares

Uma janela exclusiva para produções capixabas da nova safra, a 2ª Mostra Outros Olhares apresenta filmes de realizadores locais no 22º Festival de Cinema de Vitória. As obras exibidas nessa mostra são ficções e documentários que retratam diversos aspectos da realidade do Espírito Santo e concorrem ao Troféu Vitória pelo voto do júri popular.


Sessão Especial BNDES

Compondo a programação do 22º Festival de Cinema de Vitória, a Sessão Especial BNDES é uma seleção de cinco curtas (que concorrem ao Troféu Vitória pelo júri popular) e um longa (fora de competição) que, pela variedade de temas, convida o público a conhecer um panorama do Festival durante a tarde de sábado.