O Festival

O 22º Festival de Cinema de Vitória apresentará, de 11 a 16 de setembro de 2015, uma programação diversificada e gratuita com as mais recentes realizações do cinema brasileiro nos gêneros ficção, documentário e animação, além de atividades de formação para todos os públicos na cidade de Vitória (ES). Nesta edição, o nome “Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo” deixa de existir, assumindo apenas “Festival de Cinema de Vitória” e confirmando o reconhecimento que o evento já recebe fora do Espírito Santo. Essa mudança vem acompanhada de uma nova marca e da substituição do Troféu Marlin Azul pelo Troféu Vitória, objeto concedido aos filmes e profissionais premiados nas mostras e concursos do Festival.

Integram o Festival, as seguintes atividades: 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens; 5ª Mostra Competitiva de Longas-metragens; 4ª Mostra Foco Capixaba; 4ª Mostra Corsária; 5ª Mostra Quatro Estações; 16º Festivalzinho de Cinema; 2ª Mostra de Animação; Oficinas audiovisuais; debates e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público; 2º Concurso Nacional de Web Séries; Sessão Petrobras;  Lançamentos de DVDs, livros e outras publicações;  Homenagem a uma personalidade do cinema brasileiro e a uma personalidade do cinema capixaba, que este ano será o ator e artista plástico José Augusto Loureiro.

Ao final da programação, o Festival de Cinema de Vitória premia as melhores produções que concorrem nas suas mostras. Ao todo, na cerimônia de encerramento do Festival, serão distribuídos cerca de 30 troféus, além das possíveis menções honrosas e prêmios adicionais. A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

O Festival de Cinema de Vitória pretende contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, o fortalecimento dos profissionais capixabas e a democratização do acesso da população aos bens culturais. Ao longo desses vinte e dois anos, o Festival também estimula a formação de um público consumidor de cultura crítico e diverso estimado em cerca de 30 mil pessoas por ano. O evento é realizado pela Galpão Produções em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Confira as edições anteriores

16º Vitória Cine Vídeo

17º Vitória Cine Vídeo

18º Vitória Cine Vídeo

19º Vitória Cine Vídeo

20º Festival de Vitória

21º Festival de Vitória