Notícias

Regência recebe a última exibição do 22º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – Rota Verão


> 12:26
Vitória, ES.

Regência recebe a última exibição do 22º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – Rota Verão

Fotos: Tati Hauer

Na noite deste domingo (31), a sossegada Vila de Regência, em Linhares, será o cenário para a sessão de encerramento do 22º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – Rota Verão. Iniciado no último dia 20 de janeiro no balneário de Iriri, no município de Anchieta, esse circuito de cinema ao ar livre percorreu de norte a sul do Espírito Santo exibindo o longa-metragem “Vou Rifar Meu Coração” de Ana Rieper, documentário afetuoso e bem humorado sobre a música brega brasileira.

Na última sexta-feira (29), a sessão aconteceu na Ilha de Guriri, em São Mateus. Lá, a exibição aconteceu na principal praça da localidade, ao lado da orla, e reuniu moradores e veranistas. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura de São Mateus,  a Senhora Léa Márcia.

Exibição de "Vou Rifar Meu Coração" nessa sexta-feira (29), em Guriri, São Mateus

Exibição de “Vou Rifar Meu Coração” nessa sexta-feira (29), em Guriri, São Mateus

Na terça-feira (26) desta semana, a bucólica Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, também recebeu uma das sessões do Festival. Presente na exibição, a estudante de administração Jaqueline Braz Machado é estudante de administração em Montes Claros, Minas Gerais. Ela estava de férias no litoral capixaba junto com familiares e foi a ganhadora da bicicleta sorteada após o filme.  “Documentário não é o tipo de filme que costumo assistir, mas achei esse bem legal! Estamos aqui a passeio, conseguimos pegar bastante sol e ainda curtir essa sessão de cinema”.

O ator Igor Marchesi e a estudante Jaqueline Machado, espectadora sorteada com a bicicleta na exibição em Itaúnas.

O ator Igor Marchesi e Jaqueline Machado, espectadora sorteada com a bicicleta na exibição em Itaúnas.

Sobre o Festival Itinerante

As exibições do 22º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – Rota Verão levam uma sala de cinema para espaços abertos estruturada com cadeiras para a plateia,  com equipamentos de projeção e de som adequados e uma tela medindo 8 x 5 metros. Isso faz com que cada exibição itinerante seja surpreendente e emocionante, pois, para alguns dos espectadores presentes, essa é a primeira vez em que assistem a um filme na telona.

Todas as sessões dessa mostra audiovisual itinerante são gratuitas e contam com o ator e modelo Igor Marchesi como apresentador. Além de ser um excelente lazer cultural, esse circuito de cinema estimula a formação de plateias e promove o acesso democrático ao cinema nacional. Por se tratar de um evento cultural acessível a uma faixa etária ampla, as exibições são uma atividade vivenciada por toda a comunidade. Após o filme, o público presente também participa do sorteio de uma bicicleta e de brindes do Festival.

Filme da programação

O longa-metragem “Vou Rifar Meu Coração” faz uma viagem ao imaginário romântico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. O filme apresenta pessoas comuns que abrem seus corações e contam suas histórias e também com depoimentos de Agnaldo Timóteo, Wando, Amado Batista, Lindomar Castilho, Nelson Ned, Walter de Afogados e de Rodrigo Mell, este último é representante da nova geração do brega.

Para a diretora Ana Rieper, a música romântica popular é tratada com preconceito pela chamada alta cultura no Brasil” “essa música ainda é sim considerada como produção de baixa qualidade artística, poética e musical por segmentos formadores de opinião, sobretudo ligados à critica musical. O que é um grande equívoco na minha opinião. Esses artistas cantam lindamente, as músicas emocionam e se comunicam demais com um público enorme. São verdadeiros clássicos da canção brasileira”.

Ana Rieper é documentarista e diretora de TV há cerca de 10 anos. Tem formação nas áreas de Cinema, Antropologia e Geografia. Tem caracterizado sua trajetória pela realização de filmes que buscam entender a cultura popular brasileira e a história dos costumes a partir da intimidade e da vida cotidiana. Atua também como diretora de filmes institucionais nas áreas de Meio Ambiente, Arqueologia e projetos ligados a movimentos sociais.

O 22° Festival de Cinema de Vitória Cine Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta. Essa iniciativa também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e das prefeituras locais e com o apoio cultural do Instituto Sincades.

22° Festival de Cinema de Vitória Itinerante

ROTA VERÃO

ÚLTIMA SESSÃO – 31 jan (Domingo) – Vila de Regência – Linhares

Horário: 20 horas

Local: Praça Caboclo Bernardo
Entrada franca!