Warning: Parameter 2 to M_DataMapper::set_custom_wp_query_where() expected to be a reference, value given in /home/storage/d/a1/12/vitoriacinevideo/public_html/17vcv/wp-includes/class-wp-hook.php on line 298

Warning: Parameter 2 to M_DataMapper::set_custom_wp_query_groupby() expected to be a reference, value given in /home/storage/d/a1/12/vitoriacinevideo/public_html/17vcv/wp-includes/class-wp-hook.php on line 298

Warning: Parameter 2 to M_DataMapper::set_custom_wp_query_fields() expected to be a reference, value given in /home/storage/d/a1/12/vitoriacinevideo/public_html/17vcv/wp-includes/class-wp-hook.php on line 298

Warning: Parameter 2 to M_DataMapper::set_custom_wp_query() expected to be a reference, value given in /home/storage/d/a1/12/vitoriacinevideo/public_html/17vcv/wp-includes/class-wp-hook.php on line 298
Oficinas | 17º Vitória Cine Vídeo

Com o objetivo de promover a formação e estimular a produção de filmes e vídeos, o 17º Vitória Cine Vídeo abrirá na próxima segunda-feira (29/11) as inscrições para quatro oficinas cinematográficas. Os interessados terão até 03/12 para fazer a inscrição, através do site www.vitoriacinevideo.com.br, e para confirmar a vaga, com o pagamento da taxa de R$ 30,00.

Este ano, o festival oferecerá as seguintes oficinas: Análise e Construção de Personagens para atores, Efeitos Especiais em Maquiagem para cinema, Cenografia, e Pré-Produção de Filme de Animação. Todas as aulas acontecerão no Hotel Ilha do Boi.

Período de inscrição: 29 de novembro a 03 de dezembro
Taxa de inscrição: R$ 30,00


Tema: Oficina de Roteiro

Data: 8 a 12 de novembro

Horário: 19 às 22 horas

Vagas: 20

Objetivo: Elaboração de roteiros de filmes de curta metragem a partir de ideias, argumentos e roteiros trazidos pelos participantes. O roteiro é visto através de uma perspectiva teórica de sua função prática na construção de um filme. Os participantes terão contato com questões como a elaboração do arco dramático de um filme, o desenvolvimento dos personagens, a escritura dos diálogos, a relação da palavra escrita com a imagem do filme, entre outras. Estas reflexões servirão para a elaboração de ferramentas que auxiliarão os participantes a transpor da melhor maneira as suas ideias para a forma de roteiro.

Professor: Rodrigo Modenesi - Formado em filosofia pela PUC - Rio e em cinema pela Sorbonne Nouvelle – Université de Paris III. Morou em Paris entre 1997 e 2001 onde trabalhou como crítico de cinema na revista Infos Brésil. No Brasil deu aula de linguagem cinematográfica durante três anos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, integrando o núcleo do Prof. José Carlos Avellar. Trabalhou também em cinema, como assistente de produção e de direção em diversos filmes com diretores como Walter Lima Jr., Helena Solberg, Flávio Tambellini e Joffre Rodrigues. Roteirizou e dirigiu 16 curtas-metragens desde os anos 90.

Tema: Oficina de Análise e Construção de Personagens

Data: 07 a 10 de dezembro

Horário: 14 às 17 horas

Vagas: 20 alunos

Objetivo: Fornecer conhecimentos básicos de dramaturgia, essenciais para o trabalho de interpretação e direção, no sentido de permitirem a compreensão do conteúdo das obras e a utilização de signos capazes de comunicá-lo de maneira artisticamente eficiente. O trabalho será apresentado em duas partes: com duas aulas, cada uma, sendo uma, teórica, e outra, prática. A primeira parte  é voltada para questões gerais de dramaturgia e para as técnicas de análise de texto e personagem. A segunda examina as ferramentas comumente utilizadas para se traduzir as diversas camadas de conteúdo contidas nos textos, em ações físicas que as comuniquem, através de atitudes, gestos e marcações cênicas. Nas aulas práticas serão utilizados textos de dramaturgia, para os exercícios. A oficina é destinada a atores.

Professor Carlos Gregório – É carioca, formado pelo Conservatório Nacional de Teatro.  Estreou como ator em 1969, em São Paulo, com o Grupo Oficina. Desde então, tem trabalhado em cinema, teatro e televisão. Na década de 70 começou a escrever poesias e contos, e durante a década de 80, criou histórias para o cinema. Desde 1995, é roteirista e da TV Globo, onde escreveu os seriados “A Vida Como Ela É”, “A Justiceira” e “Tudo Novo de Novo”, entre outras obras. Foi professor de interpretação da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e de direção de atores, na Escola Darcy Ribeiro; dá aulas de análise de texto e personagem, nas Oficinas de Interpretação da TV Globo, e tem atuado como consultor, sobre roteiros, para instituições como o Minc, Ancine, SAV e empresas apoiadoras de projetos. Seu primeiro curta-metragem Amar…, de 1997, recebeu nove prêmios em festivais nacionais, incluindo os de direção, melhor filme, roteiro, crítica e júri popular. Em 2002, dirigiu o curta Loop, prêmio de melhor roteiro no Gramado CineVídeo e no Festival de Curitiba; em 2006, dirigiu o curta O silêncio e escreveu e dirigiu a série documental JK.Doc, primeira parceria entre a TV Globo e o canal GNT. Carlos é também autor da história e roteiro originais do filme “Se Eu Fosse Você”, dirigido por Daniel Filho. Em setembro de 2005, lançou seu primeiro romance: Ruídos e Pequenos Movimentos, pela editora Bom Texto.

Tema: Oficina Pré-Produção de Filme de Animação

Data: 07 a 10 de dezembro

Horário: 14 às 17 horas

Vagas: 20 alunos

Objetivo: Introduzir noções de design e de linguagem cinematográfica e desenvolver, por meio de um trabalho coletivo, a partir de um roteiro pré-definido, as três etapas fundamentais de pré-produção de um filme: storyboard, design de personagem e design de cenários.

Professor Laurent Cardon – Francês, reside em São Paulo desde 1995. Formado pela Escola de Animação Les Gobelins, de Paris. Foi supervisor de séries de animação e de longas-metragens 2D em diversos estúdios na Coréia, na China, na Franca, na Espanha, e diretor de arte de um estúdio francês de animação 2D no Vietnã. Ilustrador animador, storyboarder de publicidade e longas-metragens e professor de cinema para menores. Fez as animações para o documentário “O mundo em duas voltas” da família Schurmann, abertura do festival Anima Mundi 2004 e campanhas do tigre da Kellogs, da Faber Castell, das baratas e dos pernilongos do Raid. Teve ilustrações de livros infantis premiadas pela FNLIJ:  “Alecrim”, de Rosa Amanda Strausz e “Procura-se lobo”, de Ana Maria Machado. Ilustrou “A volta ao mundo em 80 dias”, “Viagem ao centro da terra” e “Vinte mil léguas submarinas” de Julio Verne, adaptados por Walcyr Carrasco, e “O livro horripilante de Zé do Caixão”, de Jose Mojica Marins.

Tema: Oficina de Cenografia

Data: 07 a 10 de dezembro

Horário: 14 às 17 horas

Vagas: 15

Objetivo: A oficina de cenografia tem como objetivo instrumentalizar o aluno para que tenha capacidade de criar, planejar e projetar o espaço cênico audiovisual.  Utilizando um roteiro de curta metragem como suporte do trabalho, o aluno irá vivenciar o papel do cenógrafo, a interface entre diretor, diretor de arte e diretor de fotografia, além de criar o espaço tridimencional, seja ele locação ou estúdio. O aluno deverá ter noção de desenho técnico (leitura de planta baixa, vista frontal e desenho de perspectiva).

Professora Ana Paula Cardoso – É cenógrafa e diretora de arte. Tem em sua filmografia recente, a cenografia do longa-metragem “Desenrola”, dirigido por Rosane Svartman  e a direção de arte do longa-metragem ”Dores e Amores”, ambos lançados no Festival de Paulínia 2010. Ainda em 2010 filmou em Regência – ES o longa-metragem “A onda da vida”, que assina a direção de arte.  Além de curtas e médias-metragens como “Rua dos Bobos”(www.ruadosbobos.com.br) de Julia Martins, “o Resto é silêncio”, “Ana Maria, Maria, Mariana”, Retrato de um artista com um 38 na mão”, “Bela e Galhofeira”,  todos estes dirigidos por Paulo Halm. Trabalha também com publicidade e TV, tendo em seu currículo campanhas publicitárias da Unimed, Johnson&Johnson, Arcelormital entre outras, além de dezenas de cenários criados para o Canal Futura, MultiRio e Multishow.  Atualmente desenvolve em paralelo o lançamento de sua marca de mobiliário criativo.

Tema: Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem

Data: 8 a 10 de dezembro de 2010

Horário: 14 às 18 horas

Vagas: 20

Objetivo – Formar profissionais capacitados para atuar nas áreas cinematográfica, televisiva e teatral, a oficina de efeitos especiais em maquiagem, com duração de 12 horas, oferece a oportunidade de conhecer técnicas e truques para a fabricação de sangue, criação de hematomas, cortes, ferimentos, apliques capilares, envelhecimentos, modelagem de rostos e criaturas, além de segredos de como fazer cenas sanguinolentas.

Professor Rodrigo Aragão – Trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas-metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Com o primeiro longa-metragem, “Mangue Negro”, considerado cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. Hoje, finalizando o segundo filme, “A Noite do Chupacabras”, Aragão é referência em efeitos especiais em todo o Brasil.